segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Rescaldo e ressonância"

crédito da foto algures no blog indicado em baixo

Está quase a fazer um ano (5 de Maio) que a Reitoria Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ardeu. Acordei incrédulo com uma sms de uma amiga de Lisboa a dizer que tinha visto na tv que a minha faculdade estava a arder. Colegas meus perderam trabalhos de mestrado, outros de licenciatura, professores meus perderam gabinetes e anos de trabalho, e eu "perdi" salas e laboratórios onde tive bastantes aulas ao longo de 5 anos. No dia seguinte, no cortejo académico, Ciências prestou a devida homenagem à sua casa de sempre.


Fica a seguinte sugestão:

"Rescaldo e Ressonância!" é o nome deste projecto experimental concebido por Inês Moreira, Assistente Convidada da Faculdade de Letras da U.Porto, e que consistiu na recolha de imagens, sons, videos, e materiais que sobreviveram ao incêndio. A exposição oferece, assim, um percurso através do qual se vão demonstrando diferentes materiais resultantes da consolidação do espaço.
A exposição inaugura no próximo dia 23 de Abril e estará patente até a 31 de Agosto (de terça-feira a Sábado, das 10h00 às 20h00) no 4º piso do edifício da Reitoria da Universidade do Porto.

2 comentários:

  1. ainda no outro dia me meti dentro do edifício a cuscar tudo de uma ponta a outra...

    fui até a zona que ardeu... já está bastante restaurada e, embora não seja suposto ir-se lá, já é estável e já todas as estruturas maiores (tipo telhado e por aí) estão recuperadas.

    há é ainda muita coisa à vista, e muita coisa escurecida... e há algumas salas fechadas q ainda estão certamente por recuperar.

    quanto ao dia do incêndio... na noite anterior estive numa janta no melo... depois, o meu irmão foi mijar a um WC q existe nessa parte q ardeu (e foi p'raí a ultima pessoa, à noite, a lá ter ido, pq o segurança ja ia fechar a porta q dá passágem)... e no dia seguinte, estava eu a sair da minha escola, no campo 24 de Agosto, e havia um grande cheiro a queimado e nebulosidade ali na zona... ora vê a distância q é e sentia-se isso.

    Qd cheguei a casa fiquei a saber a triste razão de ser de tudo isso.



    Ainda cheguei a ir, p'raí em 2001, àquele edifício, à AE FCUP quando ainda era lá, no 2o (ou 3o) andar, virada para a fonte... só tenho pena de nunca ter chegado a ter aulas lá... embora saiba q no inverno era um bocado chato (frio e tal...) ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...